BellaAlvarez WebDesign GaneshaSloka, Marcos MC Shiva Sloka, Marcos MC Veneza, Marcos MC Ganesha Sloka, Marcos MC Singing Shummann, Marcos MC Prashka, Artur Ikishima Muslim, Marcos MC Multikulti, Euler Paixao

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O Corpo em Movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em Artes Cênicas
Ciane Fernandes, Editora Annablume, 2002, 300 pgs.

apresentação: Regina Miranda
colaboradores: Susanne Schlicher e Rosel Grassmann

ator-dançarino na capa do livro: Ricardo Fagundes
foto da capa: Marcos MC

O livro é resultado de extensa pesquisa sobre o método desenvolvido por Rudolf von Laban e seus discípulos - entre eles Irmgard Bartenieff -, atualizando e expandindo conceitos e práticas presentes na formação completa do Analista de Movimento do Instituto de Estudos do Movimento Laban/Bartenieff, Nova York.
O método, usado internacionalmente em disciplinas corporais por educadores, artistas, terapêutas, escritores, etc., é aqui simultaneamente aplicado à análise de movimento e à técnica corporal. Ao longo de 300 páginas alternando textos, poemas, notações e ilustrações, o Sistema Laban/Bartenieff expõe-se enquanto meio entre múltiplas linguagens artísticas, entrelaçando teoria, aprendizado e imagens (animais, arquitetura, natureza, objetos, pinturas, exercícios em sala-de-aula, apresentações cênicas e cinematográficas, etc.). Nesse contexto interartístico, o livro explica princípios de movimento, exercícios e símbolos de notação em detalhe. Entre aulas, cotidiano, composição coreográfica, espetáculos e crítica escrita, o livro apresenta a Análise Laban de Movimento como uma linguagem do movimento EM movimento.

"As teorias de movimento do pesquisador, artista plástico e coreógrafo Rudolf von Laban, desenvolvidas na Alemanha na primeira metade do século XX, poderiam então ser vistas como ... uma sobreposição das abordagens objetivas e subjetivas, entre as teorias e práticas de atuação e também entre as discussões meta-teóricas. (...) [É] inegável que as teorias de Laban (...) vêm fornecendo às artes cênicas (...) uma via relevante e estimulante para explorações sobre a natureza simbólica e linguística do movimento, assim como para a (re)presentação e (re)construção de memórias corporais e história social.
As teorias de Laban, no entanto, não são apenas teorias "de" ou "para" as artes cênicas e vêm sendo aplicadas em todos os domínios onde a experiência e análise do movimento se fazem necessárias, a saber: Saúde, Comunicação, Advocacia, Estudos Culturais, Antropologia, Negócios, Esportes e Educação, entre outros. (...)
O extenso e cuidadoso registro realizado por Ciane Fernandes sobre o Sistema Laban - enriquecido pelas abordagens desenvolvidas por especialistas como Irmgard Bartenieff, Dr. Judith Kestenberg, Bonnie Bainbridge Cohen, Peggy Hackney, Warren Lamb e Mary Whitehouse (...) e iluminado por sua pesquisa acadêmica e experiência à frente das disciplinas de Técnica de Corpo da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, bem como por sua atuação como performer - nos fornece, por um lado, uma matéria prima teórica sobre a qual podemos investigar e desenvolver nossos próprios percursos, e, por outro, um acesso ao seu modo particular de encadear sentidos e fisicalizar conceitos".

Trecho do Prefácio de Regina Miranda
Autora de O Movimento Expressivo (FUNARTE, 1979)
Diretora da COMPANHIA ATORES BAILARINOS e do CENTRO LABAN , Rio de Janeiro
Diretora do LABAN/BARTENIEFF INSTITUTE OF MOVEMENT STUDIES, New York

CORPO ESTRANHO

intérprete: Ciane Fenandes
foto: Márcio Lima

 

TEMPOS EM TEMPOS

ator: Lusérgio Nobre
foto: Márcio Lima

 

SEMENTE DO OBJETO
Exposição de Miriam Korolkovas
foto: Euler Paixão

 

 

PPGAC-UFBA Programa de Pós-graduação em Artes Cências da Universidade Federal da Bahia - Brasil

Avenida Araújo Pinho, no. 292, Bairro Canela, Salvador CEP: 00000-000 Fonefax: +55 71 32837858